21.4.11

1 ano

Em meados de abril,
completo um ano
um ano como pseudo-professora
um ano em contato contínuo com o `empolgado` funcionalismo público
um ano substituindo, ouvindo lamentos e espetadas na sala dos professores, 
mas também um ano de desafios e de ginga para não enlouquecer e perder o fio que deu sentido para escolher esse lugar para habitar.
Deixo a seguir uma primeira impressão que escrevi em meu caderninho no ano passado:
16 abril 2010
"Hoje minha experiência formal como professora de artes começa. 
Começa só na teoria, pois na prática sou um ser chamado 'módulo'. Nome esquisito que quer dizer substituta.
Quando era aluna odiava as substitutas...Agora é minha hora e vez de ser odiada, rs.
Além disso, pensei que seria professora do fundamental 2, mas na verdade, irei lidar apenas com as crianças de 1a  a 4a série, até aí sem problemas.
Hoje passei a tarde na sala dos professores, observando os diversos cartazes nas paredes, o relógio que andava devagar, a feiúra de uma toalha de plástico na mesa, e uma mesa abarrotada de papéis e livros. O cheiro do café.
Nesse lugar conheci algumas colegas professoras. Uma delas me abordou com uma fala infeliz: 'Ah, vc é nova ainda tá em tempo de desisitir'. Meus nervos se esquentaram, mas no primeiro dia foi melhor ficar quieta. Enfim, as horas vagarosamente se passaram. Frustração no ar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário