10.5.11

dobrar

Eu dobro, eu dobro, você dobra, você dobra, ele dobra, ele dobra, ela dobra, ela dobra, nós dobramos, nós dobramos, eles dobram, eles dobram.
Dobrar: tornar duas vezes maior; duplicar. Aumentar. Virar um objeto de modo que uma ou mais partes dele fiquem sobrepostas a outra ou outras. Voltar para baixo. Eis alguns significados dessa palavra.
E na escola, entre os professores, o que significa?
Dobrar, para o professor, é sim duplicar, é ser dois, mas, talvez,  não seja tornar-se duas vezes maior. É repetir-se em um mesmo dia.
É ter dois empregos, dupla jornada, duas escolas, lugares diversos, almoços corridos, planejamentos apertados, talvez no intervalo entre uma aula e outra ou enquanto faz o jantar em casa.
Mas por que tantos e tantas dobram? Ou querem dobrar?
Talvez, necessidade. Necessita-se cada vez menos de salários que todo o mês veem pela metade.
Tendo o dobro como ponto de partida, como algo comum nos habitats escolares, há possibilidade de um professor ser o dobro em dedicação, atenção e compromisso?
Talvez o máximo que se consiga seja o meio. Tudo muda ao meio-dia. Ora um professor atento, ora desleixado, ora animado, ora estafado, ora atencioso, ora desatento.
O dobro, então, vira metade. Um mesmo professor, agora dois, dois que se existissem ao mesmo tempo lutariam até a exaustão.
E para os alunos, qual o resultado do dobro de um mesmo professor?
A metade. Metade vivenciarão um professor presente, metade apenas a sombra dele.
O dobro é perverso. Divide, decepa, esgota. O dobro vira no avesso o gosto e a vontade daqueles que escolheram habitar a escola. Ele empanturra o professor do gosto, do cheiro, da cor da escola.
O dobro que parece encher os bolsos, inverte a soma e esvazia os cofres daqueles que ensinam e abarrotam os daqueles que preescrevem e medicam.
O professor/professor vê a cada dia seu ânimo ser derramado. Cada vez menos sobra forças para compartilhar o que sabe e para buscar o que não sabe. Torna-se pouco a pouco leviano, medíocre, deixando de oferecer, mesmo sem consciência, aos mais novos, o acesso aos saberes acumulados no mundo.
O que nos resta?“Virar um objeto de modo que uma ou mais partes dele fiquem sobrepostas a outra ou outras”?

Um comentário:

  1. é preciso dizer o que se vê do ponto de vista do professor.
    a profissão é extenuantemente cobrada, sem respaldo.

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